sexta-feira, 25 de setembro de 2015

[EVENTO] Creative Week | Parte 1

Oi, gente!

As últimas semanas foram intensas e me obrigaram a me afastar um pouco do blog. Foram duas semanas de Bienal e no último final de semana, rolou a Creative Week (saiba mais aqui) na escola que estudo que vai ser o tema do post de hoje. Foram três dias de puro aprendizado e diversão e eu já estou com saudades do ciclo de palestras e da interação dos palestrantes com a galera e eu vou tentar resumir a experiência para vocês em três posts. 




No dia 18 (sexta-feira), conhecemos dois profissionais incríveis de áreas distintas e eu vou falar um pouco sobre cada palestra.

FABRÍCIO MANZI

Fabrício trabalha com web, design e programação desde 1998. Atualmente, é consultor da Adobe Systems no Brasil desde 2007 e é o profissional com o maior número de Certificações Oficiais Adobe no mundo com 114 certificações. Já publicou 11 livros e artigos para mídia especializada.


Em sua palestra sobre Flash, Fabrício desmistificou o desuso da plataforma e informou várias opções para uso da mesma, como a criação de games. O que parecia difícil, se tornou algo muito fácil e alcançável. Tenho consciência que ele trabalha com isso a anos, mas conforme sua apresentação foi se desenvolvendo, um ‘sonho’ foi tomando forma na minha mente e já posso acreditar que eu consigo fazer um jogo (risos). E o melhor, o Flash me proporciona maior facilidade em publicar um jogo para as plataformas Android e IOS. E para finalizar a palestra, ele criou um jogo simples no estilo Space Invaders. Com poucos comandos, criou personagens e programou os movimentos em menos de uma hora. Mas como nada vem por acaso, Fabrício aconselhou se especializar e para isso é necessário ter dedicação. Quando se tem um sonho, a gente precisa correr atrás e não esmorecer com as dificuldades.

BETO LIMA

Beto Lima é coordenador e professor do 1º MBA em Branding carioca pela FACHA, que teve início esse ano. Em 2012, ajudou na implementação, co-coordenação e professor no MBA de Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco, no Rio de Janeiro, na disciplina de Identidade Visual e Ambientes. No mesmo ano, participou no livro 8 Mandates for Social Media Marketing Success de Kent Huffman. Em 2013, foi um dos dez jurados no 2013 Rebrand 100 Global Awards e teve um livro publicado, Logos Cariocas da Gema.


Beto Lima teve uma apresentação divertida sobre um assunto que muito interessa ao profissional independente, Brand. O brand trata da construção e gerenciamento da uma marca junto ao mercado e envolve todos os envolvidos, desde o presidente até o cliente. Acho que posso comparar com o termo ‘estilo de vida’, só que voltado para a marca. Ele ressaltou a diferença entre brand e identidade visual, que se trata de elementos visuais de uma marca, como logotipo.

Branding ≠ Design 

Marca ≠ Logo

Também deu dicas sobre naming, que é a escolha do nome do produto oferecido, que precisa ter uma relação direta com o posicionamento da marca. É necessário ter um nome eficaz para sua marca para ela alcançar bons resultados com o cliente. Não é obrigatório, mas se faz necessário o acompanhamento de um profissional de branding para abrir uma empresa. O mercado está cada vez mais exigente e o profissional precisa estar à frente, inovando ao máximo para atrair a atenção do consumidor.

“Uma marca não é o que dizemos sobre ela, mas sim o que as pessoas dizem dela” – Marty Neumeier

Esse foi o primeiro dia da Creative Week e eu já estava amando cada minuto. É muito bom buscar conhecimento com quem entende do assunto. Espero reencontrar o Fabrício e o Beto em outras oportunidades, me sinto sedenta por mais conhecimento. 

Curtiram? Quem quiser ver as outras fotos, só clicar aqui :)

Veja mais: Parte 2 | Parte 3

Amanhã tem mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário