Oi, gente!
As últimas semanas foram intensas
e me obrigaram a me afastar um pouco do blog. Foram duas semanas de Bienal e no
último final de semana, rolou a Creative Week (saiba mais aqui) na escola que estudo que vai ser
o tema do post de hoje. Foram três dias de puro aprendizado e diversão e eu já
estou com saudades do ciclo de palestras e da interação dos palestrantes com a
galera e eu vou tentar resumir a experiência para vocês em três posts.
No dia 18 (sexta-feira), conhecemos
dois profissionais incríveis de áreas distintas e eu vou falar um pouco sobre
cada palestra.
FABRÍCIO MANZI
Fabrício trabalha com web, design
e programação desde 1998. Atualmente, é consultor da Adobe Systems no Brasil
desde 2007 e é o profissional com o maior número de Certificações Oficiais
Adobe no mundo com 114 certificações. Já publicou 11 livros e artigos para
mídia especializada.
Em sua palestra sobre Flash, Fabrício desmistificou o desuso da
plataforma e informou várias opções para uso da mesma, como a criação de games.
O que parecia difícil, se tornou algo muito fácil e alcançável. Tenho
consciência que ele trabalha com isso a anos, mas conforme sua apresentação foi
se desenvolvendo, um ‘sonho’ foi tomando forma na minha mente e já posso
acreditar que eu consigo fazer um jogo (risos). E o melhor, o Flash me
proporciona maior facilidade em publicar um jogo para as plataformas Android e
IOS. E para finalizar a palestra, ele criou um jogo simples no estilo Space Invaders. Com poucos comandos,
criou personagens e programou os movimentos em menos de uma hora. Mas como nada
vem por acaso, Fabrício aconselhou se especializar e para isso é necessário ter
dedicação. Quando se tem um sonho, a gente precisa correr atrás e não esmorecer
com as dificuldades.
BETO LIMA
Beto Lima é coordenador e professor
do 1º MBA em Branding carioca pela FACHA, que teve início esse ano. Em 2012,
ajudou na implementação, co-coordenação e professor no MBA de Branding pelas
Faculdades Integradas Rio Branco, no Rio de Janeiro, na disciplina de
Identidade Visual e Ambientes. No mesmo ano, participou no livro 8 Mandates for Social Media Marketing
Success de Kent Huffman. Em 2013, foi um dos dez jurados no 2013 Rebrand 100 Global Awards e teve um
livro publicado, Logos Cariocas da Gema.
Beto Lima teve uma apresentação divertida
sobre um assunto que muito interessa ao profissional independente, Brand. O brand trata da construção e gerenciamento da uma marca junto ao
mercado e envolve todos os envolvidos, desde o presidente até o cliente. Acho
que posso comparar com o termo ‘estilo de vida’, só que voltado para a marca.
Ele ressaltou a diferença entre brand
e identidade visual, que se trata de elementos visuais de uma marca, como
logotipo.
Branding ≠ Design
Marca ≠ Logo
Também deu dicas sobre naming, que é a escolha do nome do
produto oferecido, que precisa ter uma relação direta com o posicionamento da marca.
É necessário ter um nome eficaz para sua marca para ela alcançar bons
resultados com o cliente. Não é obrigatório, mas se faz necessário o
acompanhamento de um profissional de branding para abrir uma empresa. O mercado
está cada vez mais exigente e o profissional precisa estar à frente, inovando
ao máximo para atrair a atenção do consumidor.
“Uma marca não é o que dizemos sobre ela, mas sim o que as pessoas dizem dela” – Marty Neumeier
Esse foi o primeiro dia da
Creative Week e eu já estava amando cada minuto. É muito bom buscar
conhecimento com quem entende do assunto. Espero reencontrar o Fabrício e o
Beto em outras oportunidades, me sinto sedenta por mais conhecimento.
Curtiram? Quem quiser ver as outras fotos, só clicar aqui :)
Amanhã tem mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário